Tipologia Biblica : Encontrando Jesus Cristo no Antigo Testamento
Entendendo a Tipologia Bíblica e as formas simbólicas que revelam Deus e Jesus Cristo no Antigo Testamento.
A Palavra de Deus é um livro impressionante, nele encontramos as preciosidades do céu reveladas a todos que creem em Cristo. Encontramos histórias, doutrinas, a lei moral de Deus, biografias de grandes homens que foram transformados e usados pelo Senhor e simbologias que sintetizam verdades que são reveladas ao seu tempo, segundo os decretos do Criador de todas as coisas.
A Tipologia é Bíblica
No passado Deus “escondeu” certas verdades que somente puderam ser entendidas claramente, após sua revelação ou cumprimento na história. Algumas dessas verdades são expressas nas escrituras pelo nome de Sombras ou Tipologias, que se revelaram no tempo dos apóstolos, e são claras a nós nos dias de hoje. “Começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras” (Lc 24.27)
O Que é Tipologia Bíblica?
Tipologia é o estudo que estuda os tipos (gr. Tupoi) (Símbolos bíblicos) existentes no Antigo Testamento, pode ser entendido de certa forma como “padrão” ou uma “ilustração” de eventos, coisas, ou pessoas que apontam para o Novo Testamento. Um Tipo é uma ilustração que representa simbolicamente a realidade existente, ou seja, um símbolo que aponta para algo que aconteceu ou acontecerá na realidade.
Um antítipo é aquela coisa celestial ou a realidade prefigurada pelo tipo. Por exemplo: O cordeiro que é um animal usado nos sacrifícios e aparece com frequência no antigo testamento – representa como análogo simbólico o Cristo, Sendo ele o Tipo e o ser a quem se refere analogamente (Jesus Cristo) seu antítipo. Assim sendo, o “objeto” representado é o antítipo, e o que o representa, o tipo.
Tipologia no Antigo Testamento
O Antigo Testamento é um compêndio de livros repletos destes símbolos e tipos, principalmente nos escritos dos profetas, mas também é possível encontrá-los na lei e nos livros históricos.
No primeiro livro da bíblia, já podemos encontrar os tipos cristológicos que apontam diretamente para a obra redentora de Cristo .
O Tipo encontrado nos primeiros versículos do livro do Gênesis, apresenta a ação de Deus em restaurar a comunhão do homem com ele, vestindo-o através de um sacrifício, após Adão ter tentado se cobrir por seus próprios esforços.
“Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.” (Gênesis 3:7) – “E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.” (Gênesis 3:21).
O Cordeiro como Tipo de Cristo
Aqui Adão após ver que estava nu, e envergonhado, procurou rapidamente esconder sua nudez costurando roupas com folhas de figueira.
Assim, sua iniciativa de cobrir sua nudez, não foi suficiente, pois Deus sacrifica um animal (Provavelmente um Cordeiro) e lhe faz túnicas de pele para lhe vestir. Mostrando que a nudez espiritual do homem não pode ser suprida pelos esforços humanos, mas somente Deus pode revestir espiritualmente através do sacrifício.
Sombras e Analogias
O Novo testamento nos mostra com aparente exatidão, esse modo de interpretação executado pelos primeiros discípulos de nosso Senhor. O Autor aos hebreus expõe de forma clara em seu tratado, sobre alguns preceitos e utensílios da lei [*]
“Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.” (Hebreus 10:1)
“Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.” (Hebreus 8:5).
Alguns Tipos de Cristo no Antigo Testamento
No Antigo Testamento, existem vários tipos ou prefigurações de Cristo, que são indivíduos ou eventos que apontam simbolicamente para a vinda de Jesus Cristo. Aqui está uma lista de alguns tipos proeminentes de Cristo no Antigo Testamento:
Exemplos de Tipos de Cristo
Adão – Adão é frequentemente considerado um tipo de Cristo porque foi o primeiro homem e representou a humanidade. Cristo é referido como o “segundo Adão” no Novo Testamento, trazendo redenção e nova vida.
Noé e a Arca – A arca de Noé é vista como um prenúncio da salvação de Cristo. Assim como a arca proporcionou segurança contra as águas do dilúvio, Cristo proporciona a salvação do pecado.
Melquisedeque – Melquisedeque, uma figura misteriosa do livro de Gênesis, é descrito como rei e sacerdote. Ele é frequentemente visto como um tipo de Cristo porque era rei e sacerdote, assim como Jesus, que é rei e sumo sacerdote.
Isaque – A disposição de Isaque de ser sacrificado por seu pai Abraão é considerada um tipo da morte sacrificial de Cristo na cruz.
José e Moisés
José – A história de traição, sofrimento e exaltação final de José pode ser vista como um prenúncio da jornada do próprio Cristo.
Moisés – Moisés é frequentemente considerado um tipo de Cristo porque ele tirou os israelitas da escravidão no Egito, da mesma forma que Cristo libertou as pessoas da escravidão do pecado.
O Cordeiro Pascal – O cordeiro pascal, cujo sangue protegeu os israelitas do anjo da morte, é um claro prenúncio da morte sacrificial de Cristo e do seu poder salvador.
A Serpente de Bronze – No deserto, Moisés ergueu uma serpente de bronze em uma haste, e aqueles que olharam para ela foram curados. Jesus referiu-se a este evento como um tipo de Sua própria crucificação, onde olhar para Ele com fé traz cura espiritual.
Davi e Jonas
David – O Rei David é frequentemente visto como um tipo de Cristo, pois foi ungido para ser rei e foi um prenúncio do Messias prometido.
O Servo Sofredor (Isaías 53) – A profecia de Isaías sobre o servo sofredor é amplamente reconhecida como uma descrição do sofrimento e da obra expiatória de Jesus.
Jonas – O tempo de Jonas no ventre do peixe e a subsequente libertação é paralelo à morte, sepultamento e ressurreição de Cristo.
O Sumo Sacerdote – O papel do sumo sacerdote no Antigo Testamento, particularmente no Dia da Expiação, prenuncia o papel de Cristo como o Sumo Sacerdote final que faz expiação pelos pecados do povo.
Lembre-se, estes são paralelos simbólicos e não previsões diretas. Servem para ilustrar a continuidade e a intencionalidade do plano de Deus ao longo da história.
Entendendo a Tipologia Bíblica
A Tipologia Bíblica é um Estudo de Figuras e Símbolos Bíblicos. A Tipologia é o estudo de figuras e símbolos bíblicos, especialmente de cerimônias e ordenanças do Velho Testamento que prefiguram a Dispensação da Graça e as coisas celestes.
Um antítipo é aquela coisa celestial ou a realidade prefigurada pelo tipo.
[* ] O Livro de Hebreus é comumente chamado pelos teólogos de tratado, pois não contém as características essenciais de uma epístola.
Jorge A. Ferreira
Cristão Protestante, Casado , pai de quatro filhos, Bacharel em Teologia, Licenciando em Filosofia pela Universidade Paulista (UNIP) e Diretor e Palestrante do Seminário À Luz da Bíblia.