O Livre Arbítrio era a doutrina dos Pais da Igreja?
Não é novidade para nenhum protestante, que talvez a doutrina mais discutida desde os movimentos calvinistas após o século XVI, é a doutrina do livre arbítrio. Predestinação e livre escolha estão em lados opostos a mais de 500 anos, principalmente entre os adeptos do calvinismo e arminianismo.
Como pode se ver, este não é um caso de apenas opiniões, mas de posições filosóficas e teológicas de grande escala, que já tirou o sono de grandes nomes da cristandade.
O Livre Arbítrio é Bíblico?
Será possível afirmar ou negar a posição dos primeiros cristãos sobre esta doutrina tão controversa atualmente? É sobre isso que iremos estudar adiante, através de um estudo detalhado e citações dos primeiros pais apostólicos e apologistas cristãos sobre o tema.
Neste Vídeo o Pastor Martinez do CACP, trata do assunto mostrando de forma clara as crenças e as posições acerca do livre arbítrio dos primeiros cristãos e pais da igreja ao longo dos anos.
*O livre arbítrio é a doutrina que afirma que o homem, mesmo após o pecado, mantém em si o “poder” de escolha sobre o certo ou errado.