Pregar a palavra de Deus é além de uma arte, um ofício sagrado, que infelizmente muitos pregadores não levam em consideração. Atualmente, no mundo pós moderno das “teologias” de prosperidade e coaching, o evangelho de Cristo é colocado de lado, em vista de uma mensagem “suave”, focada nos problemas emocionais dos homens.
Neste post, irei apresentar 05 verdades inconveniente, que todo pregador verdadeiro deveria saber.
Verdades que todo pregador deve Saber
Não é novidade que estamos em tempos difíceis, onde muitas denominações evangélicas estão acomodadas com o mundo, desejando ser a cada dia mais maleáveis em sua mensagem e pregação. A proliferação de pregadores incapacitados e formados dentro de uma mentalidade pós moderna, acabou por fazer de muitas igrejas, locais de entretenimento e antros de terapias emocionais.
O grande problema desta questão, é que com isso, a cada ano que se passa, estamos a formar crentes descompromissados com Deus, secularizados e cheios de sentimentos interesseiros que não poderão de forma alguma, representar Cristo em suas vidas.
Os pregadores atuais em sua maioria, principalmente nos ambientes pentecostais, vivem em uma síndrome de “bobo da corte”, que assim, como na antiguidade eram contratados para entreter a elite da época, vivem à massagear os egos dos homens e entreter com seus ardis psicológicos batidos, muito parecidos com os movimentos pagãos na era pré cristã.
Sendo Assim, Eis o que devem saber.
O Pregador deve ser Cristocêntrico
Estou convencido, que se levarmos a sério esta primeira verdade, grande parte dos problemas na pregação se resolverão. Pregar a palavra, deve ser entendida como uma missão que foi dada por Deus, para engrandecer e honrar a Cristo.
É Ele o centro da mensagem e da pregação. Toda mensagem e exposição deve ser cristocêntrica, focada no evangelho e nas verdades de Cristo. Quanto menos nos preocuparmos em agradar os homens, mais cristo será glorificado.
Pregar a Palavra Exige Sinceridade com Deus
A Primeira coisa necessária ao pregador é a conversão. Um mensageiro da palavra deve ser alguém comprometido com Deus, que passou pelo processo de conversão – arrependimento – que seja sincero para com o Senhor. E Quando digo, sincero, quero dizer, aquele que conhece o seu Deus e anda com ele em sinceridade. Nunca dizer aquilo que Deus não disse – Ser fiel e não um falsificador da palavra divina.
“Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.” (2 Coríntios 2:17)
O Mensageiro deve conhecer as Escrituras
Conhecimento bíblico não é uma opção, é uma necessidade urgente. Aqueles que ainda acreditam que o conhecimento bíblico não agrada a Deus, que acaba deixando o crente “frio”. Ou fazem por ignorância da própria escritura, ou se baseiam em homens desprovidos de conversão intitulados de “pastores” pela ralé inculta e sem espiritualidade pós moderna.
A Bíblia é a revelação de Deus aos homens, sem ela é impossível ser um pregador eficaz e fiel. Sendo assim, conhecê-la profundamente é o único caminho para uma mensagem viva e poderosa.
A Escritura é a matéria prima do pregador, se não a conhece e não a ama, é melhor que se cale e procure outra coisa a se fazer.
A Oração é o Combustível infalível do Pregador
O Pregador que se preze e realmente vive seu chamado ao ministério, não pode e não deve viver sem a oração. O Espírito Santo é o guia fiel do mensageiro, e é ele quem nos capacita a transpor na mensagem uma unção, sem a qual não produzirá efeito satisfatório.
Se a oração não for o seu combustível espiritual, é um sinal forte que não foi chamado para pregar. O Maior pregador de todos os tempos (Nosso Senhor Jesus Cristo) viveu uma vida aqui em intensa oração.
A Pregação não é Palanque para Auto Promoção
Por Fim, é importante que saibamos com toda a convicção de nossa alma que ministrar apalavra de Deus não é auto promoção. O Ministério da santa palavra, não é profissão e muito menos lugar para pessoas frustradas com a vida, usá-la como escada para o “sucesso”, como alguns atualmente fazem.
Pregar a palavra é uma missão dada por Deus, e o sucesso da pregação é a exposição clara e fiel às escrituras. Passar disso é invencionice e nada mais.
Se as verdades deste post forem encaradas como prioridades, todas as demais virão como consequências posteriores, não é mesmo?
Jorge A. Ferreira
Cristão Protestante, Casado , pai de quatro filhos, Bacharel em Teologia, Licenciando em Filosofia pela Universidade Paulista (UNIP) e Diretor e Palestrante do Seminário À Luz da Bíblia.