Entenda 05 Coisas a se evitar em um culto na igreja: O Culto nada mais é que uma manifestação pública de amor e veneração à Divindade. É o meio pelo qual os homens oferecem à Deus, a adoração e voluntariamente se submetem a receber as orientações (no caso do Cristianismo) bíblicas e do Espírito Santo.
Convencionalmente é a Igreja o local de manifestação do culto, local no qual se apresentam as pessoas para adorar com cânticos, orar e ouvir a pregação. Um Culto na Igreja é geralmente organizado para o ensino, pregação e principalmente a oração.
Porque ir ao Culto na Igreja?
Ir ao culto na Igreja é essencial a todo verdadeiro cristão. Apesar de sabermos que a “Igreja” local é apenas o local da verdadeira Igreja: O Corpo de Cristo reunido das pessoas salvas de todos os tempos. Não podemos negligenciar a reunião em um local, assim como os primeiros cristãos. “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. (1 Coríntios 14:33).
O Que não pode faltar em um culto na Igreja
É Preciso entender, que um culto verdadeiramente bíblico deve ser seguido das seguintes práticas:
Oração: Um culto que se preze deve ter oração, não somente para se iniciar, mas como uma prática sincera e constante. Pois, não é admissível se apresentar à Deus sem orar.
Adoração: A Adoração com louvores e hinos sacros é basicamente a alma do culto. A Adoração deve ser feita è Deus e devemos evitar com toda a força os hinos e músicas que são apenas para idolatrar os homens, como: Louvores de cunho egocêntrico e de auto ajuda. Isso, desrespeita o sentido e objetivo central do culto, que é: Adorar ao Senhor.
Leitura e Exposição da Palavra: Um culto sem as escrituras é um falso culto. A Palavra deve ter a primazia, pois, sem ela não há sentido para a reunião, pois, se reunir e não permitir Deus falar é inadmissível.
O Que se evitar em um culto na Igreja
Agora que já entendemos mais ou menos, o que é um culto e suas características, vamos entender as 05 Coisas a se evitar em um culto na Igreja:
Incredulidade: Deve se evitar a incredulidade. Ao se apresentar na presença do Senhor, a fé é imprescindível, é ela que nos habilita a receber sua graça e bençãos. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6).
Mundanismo: Este é um mal fatal para as igrejas hoje em dia. Muitas igrejas estão se afastando da verdade e se tornando cada vez mais mundanas. As Músicas e a cultura secular já faz parte de muitas igrejas, tornando-as irrelevantes para o mundo e para Deus.
O Mundanismo deve ser abandonado, tanto no culto como na vida cristã. “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” (1 João 2:15).
Falatórios: Os Falatórios está relacionado com o próximo tópico que falaremos: A Irreverência. É Impressionante como muitos cristãos não respeitam o culto, se envolvendo com falatórios e até mesmo com vendas dentro da igreja. Há inclusive pastores e obreiros que passam o culto inteiro conversando assuntos que nada teem a ver com o culto.
O Cristão que ama à Cristo deve evitar os falatórios tanto dentro do culto, como em sua vida com assuntos irrelevantes.
Irreverência: Os Falatórios e a Irreverência andam juntas. A Falta de Reverência produzem os maiores descasos com a obra de Deus e com os irmãos.
Deve-se evitar a irreverência no culto e o descaso com a presença de Deus no local, pois: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20)
Descaso com a Bíblia: Infelizmente muitos evangélicos ou “cristãos” hoje não gostam da bíblia. É um paradoxo, mas é verdade. Existe uma geração (Atual) que amam os louvores egocêntricos, amam as grandes concentrações do mundo gospel, mas desprezam as escrituras.
O Descaso com a bíblia, demonstra claramente o quanto muitas almas, estão absorvidas, pela cultura de massas e corrupta do século. Somente o amor à palavra de Deus e o desejo ardente de andar nas pisadas de Cristo pode verdadeiramente mudar a vida e os rumos do mundo em que vivemos. Assim, devemos evitar no culto e fora dele o descaso com a bíblia e com a verdade do Criador.
Conclusão
Essas coisas acima, devem ser evitadas de todas as formas, pois, elas além de desagradar ao Senhor, mostram o nível de imaturidade cristã e certamente fará que o culto se torne apenas um modo de fazer da igreja (um clube social) desprovida da espiritualidade cristã.